5 segredos para falar bem em público

5 segredos para falar bem em público

Para falar bem em público, você não precisa nascer com essa habilidade super desenvolvida. Na verdade, se o seu trabalho exige esse tipo de tarefa, você precisa praticar com exercícios e treinar sua leitura. As palavras certas não vão sair da sua boca sem esforço, mas você pode estar muito bem preparado para essas ocasiões. Confira a seguir como as grandes apresentações são feitas:

1. TENHA UM BOM MATERIAL

O assunto que será abordado não é uma decisão sua, mas a maneira como você vai apresentá-lo faz toda a diferença. O tema da apresentação pode até não ser interessante, mas se você fizer uma apresentação de slides ou colocar algumas imagens, essa atividade pode ser bem mais prazerosa para o locutor e, principalmente, para os ouvintes.

2. APRENDA COM SEUS ERROS

Pequenas coisas como a linguagem corporal, a gesticulação, o uso de adereços e até mesmo a sua roupa pode afetar a sua apresentação. Tudo é importante quando você está na frente de uma plateia. A dica é fazer vídeos de suas apresentações para analisar os seus vícios. Assim, você será capaz de identificar e aprender com seus pontos negativos e positivos.

3. PRATIQUE ADEQUADAMENTE

Para ser perfeito, você tem que praticar com a técnica adequada. Se você continuar discursando sem analisar o que você está fazendo, o vício será mantido. Em outras palavras, os apresentadores devem praticar aplicando rigorosamente as habilidades que aprenderam assistindo seus discursos.

4. RECONHEÇA QUE VOCÊ ESTÁ NO PALCO

Quando você está apresentando a sua história para um público, seu corpo precisa reconhecer que ele está no palco. Ou seja, você precisa ter presença. Faça interação com o público, não fique parado, tenha uma boa dicção e use o espaço disponível.

5. APRENDA A VER O SEU PÚBLICO

Enquanto você fala, várias pessoas estão olhando atentamente para o palco. A ideia é aproveitar a reação do público a seu favor. Procure identificar como essas pessoas estão interagindo com os assuntos. Se você está tentando ser provocativo ou engraçado, o seu público vai oferecer esse feedback. Você só precisa olhar para eles.

Fonte: Universia